top of page
1ª Escola de Ciência de Dados - UFRJ
1ª Escola de Ciência de Dados - UFRJ
When
18, 19, 20, 21 e 22 de Fevereiro
Where
Parque Tecnológico da UFRJ,
R. Paulo Emídio Barbosa, 485 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-907, Brazil
Home: Events_Single

Bem vindos à 1ª Escola de Ciência de Dados - UFRJ

O que é

Esta escola versará sobre temas recentes na área de Ciência de Dados, a qual vem se desenvolvendo aceleradamente nas últimas décadas. Temas relacionados a Computação, Estatística e Matemática Aplicada serão abordados na forma de cursos de curta duração.

Ciência de Dados pode ser vista como uma combinação de Estatística e Ciência da Computação. A origem do termo advém do "The future of Data Analysis", John Tukey, 1962, em que  aspectos de análise exploratória e confirmatória de dados foram caracterizados. Segundo alguns autores, ciência de dados é um espaço a mais para motivar novos desenvolvimentos estatísticos: metodológicos e aplicados. ("Data Science: an action plan  for expanding the technical areas of the fields of statistics”, William  S. Cleveland, 2001). As dimensões da análise exploratória e confirmatória correspondem às duas culturas da estatística no afã de extrair conclusões a partir dos dados:  uma de natureza algorítmica e outra, baseada em modelos estocásticos. (Leo Breiman, 2001,”Statistical modelling: the two cultures”). As competências de Cientista de Dados permitem entender um problema “científico”, levantar e extrair dados manuseando grandes bancos de dados, processá-los, transformá-los em informação, visualizá-los e comunicar, com clareza, os resultados obtidos, eventualmente, para não especialistas
(ver Hal Varian, entrevista ao MacKinsey Quarterly, 2009, ao se expressar sobre a relevância de um profissional de Estatística na década seguinte).

Home: Welcome

Detalhes do Workshop

Bradesco Seguros

  • Otimização de processos utilizando modelos preditivos

Atualmente, a companhia utiliza modelos logísticos para renovação de seguros. O desafio é encontrar modelos preditivos alternativos , com desempenho superior aos processos já estabelecidos, preservando as características desejáveis dos métodos atuais.


  • Suavização espacial

A companhia pretende minimizar as diferenças de prêmios ofertados nos casos em que o cliente altera sua região tarifária, já que, em alguns casos, com pequenas distâncias entre essas regiões, os prêmios sofrem variação significativa.

O processo atual de formação dos clusters de região para a formação das regiões tarifárias é dividido em duas etapas. Na primeira etapa, as regiões são agrupadas de acordo com a expertise da área de subscrição. Na segunda etapa, é realizado um novo processo de agrupamento, através de método estatístico baseado nos sinistros das regiões.

O desafio é encontrar metodologias para suavização dessas distorções.

Energisa

  • Previsão do consumo de energia elétrica desagregado por classes

O consumo total de energia elétrica é composto pela soma do consumo das seguintes classes: residencial, industrial, comercial, rural, poder público, iluminação pública, serviço público e próprio. O Grupo Energisa realiza a previsão de consumo para cada uma dessas classes e obtém a previsão do consumo total a partir da soma das previsões médias categóricas. Desta forma, não é possível capturar a incerteza associada à previsão do consumo do mercado total, impactando a compra de energia realizada pela empresa.


O objetivo é discutir propostas de métodos estatísticos que permitam a projeção do consumo de energia elétrica desagregada nas diferentes classes, descrevendo a incerteza associada às previsões desagregadas e à previsão do consumo total.

Michelin

  • Definir número mínimo de veículos necessários para teste de combustível no uso real do cliente

A Michelin vem desenvolvendo novas gamas de pneus para caminhão e ônibus com coeficientes de resistência ao rolamento que permitem economias em consumo de combustível e consequentemente reduções na emissão de CO2. Existem diversas formas de se avaliar o impacto da resistência ao rolamento no consumo de combustível: por simulações computacionais, testes analíticos e testes no contexto real do cliente. Existe um interesse em performar testes no contexto real de uso do cliente, pois este tipo de teste possui grande aceitação do mercado consumidor. O principal desafio neste tipo de teste é definir o tamanho de amostra (número de veículos necessários para o teste) que reduz ao máximo os riscos envolvidos. Amostras grandes podem tornar o custo do teste proibitivo enquanto amostras pequenas podem tornar a variância em consumo tão grande que mascare ganhos em consumo de combustível advindos do pneu. O objetivo é definir a melhor estratégia para escolha da frota ideal com a menor variância em consumo de combustível, a fim de viabilizar o teste e reduzir os riscos associados.

Cronograma

O Cronograma pode ser encontrado aqui.

Home: Product

Material dos Cursos

Introdução à linguagem Python

Aula 1

Modelos Dinâmicos de previsão

Tópicos de Aprendizado de Máquina

Home: ScheduleItem

Cronograma

Cronograma da 1ª Escola de Ciência de Dados

O Cronograma  ATUALIZADO da 1ª Escola de Ciência de Dados pode ser encontrado AQUI.

Inscritos

Lista de alunos inscritos nos cursos AQUI.

Observação 1: para acompanhamento de todos os cursos oferecidos na 1ª Escola de Ciência de Dados, é sugerido que cada participante leve seu próprio computador. Nas salas onde ocorrerão os cursos, haverá tomadas para carregar os laptops.


Observação 2: para o curso "Introdução a linguagem Python" sugere-se que os participantes realizem previamente o download e a instalação do  prorgama Anaconda a partir do link.

Observação 3: para os cursos "Tópicos de Aprendizado de Máquina" e "Modelos Dinâmicos de Previsão" sugere-se que os participantes realizem previamente o download e a instalação do software R no link e do editor RStudio no link

Home: ScheduleItem

Como Chegar

Transporte

616 - Metrô Shopping Nova América - Fundão (integração com o metrô)

913 - Metrô Shopping Nova América - Fundão (integração com o metrô)

663 - Méier - Fundão

696 - Méier - Fundão

485 - General Osório - Fundão

486 - General Osório - Fundão

945 - Pavuna - Fundão

760D - Charitas

410T - Alvorada - Fundão 

A universidade também pode ser acessada através do BRT. Para saber as linhas que dão acesso ao Fundão,

veja o link. 

Chegando ao Fundão, é necessário utilizar o transporte de ônibus interno (totalmente gratuito). Para instruções detalhadas de como chegar ao Parque Tecnológico (local do evento), acesse: http://www.parque.ufrj.br/localizacao/.

Hospedagem

Sugerimos para hospedagem, utilizando critério de facilidade de transporte para universidade, o hotel Ibis

localizado junto ao Shopping Nova América, onde há as saídas das linhas de ônibus 616 e 913, que ligam o serviço

de metrô à Ilha do Fundão.


Não possuímos qualquer tipo de convênio ou parceria com o estabelecimento.

Mais informações sobre o hotel podem ser encontradas  aqui.

Home: ScheduleItem
calendario-de-feriados-2014.jpg

Nosso Calendário

Inscrições: até o dia 11/01/2019

1ª Escola: 18 a 22 de Fevereiro de 2019

1º Workshop: 25 a 28 de Fevereiro de 2019

Home: About

Informações para Alunos

Home: Feature
Education Books Bookshelfs

Certificação

Ao final do curso, serão disponibilizados certificados informando a carga horária de cada participante.

cluster.png

Pré-requisitos

Boas noções de programação, inferência e modelagem são um diferencial.

graf1.png

Cursos Oferecidos

  • Introdução à linguagem Python: Conceitos básicos,  pacotes importantes: pandas, numpy, matplotlib, seaborn e scikit-learn; Regressão linear com Python e Classificação com o k-nearest neighbors

  • Tópicos de Aprendizado de Máquina: Seleção de modelos em Modelos Lineares Generalizados. Seleção de modelos  por contração - Lasso e Ridge. Estimação para grandes bases de dados. Métodos de otimização: Gradiente descendente e gradiente descendente estocástico.  Validação cruzada. Métodos de classificação baseados em regressão e árvores de regressão. Florestas aleatórias. Métodos de clusterização.

  • Modelos dinâmicos de previsão: Introdução à inferência Bayesiana: distribuições a priori, posteriori e preditiva. Modelos dinâmicos lineares normais, modelos de: tendência, sazonalidade e regressão.  Monitoramento e Análise de intervenção.

Alarm Clock

Horário dos Cursos

  • De 9:00 a 12:00: Introdução à linguagem Python

                                     Modelos Dinâmicos de Previsão (Turma 1)​

  • de 13:30 a 17:00: Tópicos de Aprendizado de Máquina  

                                     Modelos Dinâmicos de Previsão (Turma 2)​

 1º Workshop de Estatística e Matemática em Inovação

Este evento consistirá no estudo de casos reais propostos por indústrias ou órgãos governamentais interessados no uso de métodos quantitativos (matemática aplicada, estatística e métodos computacionais) na solução de seus problemas. Em particular, destacamos temas como: otimização, análise estatística de dados, modelos estocásticos de previsão.

O evento terá a duração de quatro dias e abordará, no mínimo, dois projetos e, no máximo, quatro, esboçando soluções as mais completas possíveis. Servirá para consolidar temas desenvolvidos na 1ª Escola de Ciência de Dados, permitindo aos participantes a oportunidade de, eventualmente, lidar com grandes bancos de dados, filtrar os dados selecionados, ilustrar e explorá-los, modelá-los estocasticamente etc.


Contribuiremos para a formação abrangente de um Cientista de Dados, a qual exige competências para entender um problema, levantar os dados necessários para resolvê-lo e transformá-los em informações que levem à solução do problema em tela e, ainda, capacidade para trabalhar em equipes multidisciplinares para lidar com diferentes aspectos da solução de um problema científico.

Home: Project
Data_Science_VD.png

Workshop

Professores

44938123_10156725653274246_6965829615671

Mariane Branco (coordenadora)

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro é membro do Programa de Pós-Graduação em Estatística do IM/UFRJ.ature in more detail.

Helio.jpg

Hélio Migon

Graduou-se em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1970), obteve o mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Estatística pela University of Warwick, UK (1984). Atualmente, é professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Heudson_Mirandola.jpg

Heudson Mirandola

É Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e doutor em Geometria Diferencial também pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

foto-thais.jpeg

Thais Fonseca

Possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Estatística pela University of Warwick (2010).

Home: Feature

Tutores

Home: Feature
fotoAlan.jpg

Alan Davidson

Graduando em engenharia Naval e Oceânica, já foi bolsista Coppetec no Programa Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT) e hoje estagiário na RADIX, uma empresa de engenharia e software, alocado em um projeto que visa empregar modelos de machine learning na manutenção preditiva de equipamentos industriais para a indústria petroquímica.

Comissão organizadora:

Hélio dos Santos Migon

Heudson Tosta Mirandola

Mariane Branco Alves

Rafael Santos Erbisti

Thaís Cristina Oliveira da Fonseca

Apoio técnico:

Andreia Lima
Dimas Soares Lima
Giselle Nascimento

Home: Feature
bottom of page